A bela reportagem do casal Paulo Zero/Sônia Bridi hoje no Fantástico dá a dimensão exata da tragédia humanitária provocada pela omissão do governo federal nos últimos quatro anos, caracterizando sim, um verdadeiro genocídio contra o povo Yanomami. Mais do que isso: uma clara tentativa de exterminar aquele povo, que ocupa, por direito constitucional, uma das terras mais cobiçadas do país, por garimpeiros, grileiros e contrabandistas de madeira.
O ministro do STF, Gilmar Mendes, disse não ter dúvidas de que a situação só chegou a este ponto devido a desmontagem deliberada do Ibama, da Funai e do CNbio a partir de 2019. Ou será que ninguém se lembra mais daquela reunião ministerial em que o então ministro do meio ambiente Ricardo Sales, disse que era preciso passar a boiada e desfazer todo o regramento de proteção da Amazônia , sobretudo das comunidades indígenas?
Reportagem do #Fantástico, na cena dois irmãos Yanomami, imagens chocantes, sofrimento indescritível, uma “Auschwitz” em plena Amazônia. Todas as digitais do governo genocida de Bolsonaro, que incentivou e deu guarida ao garimpo ilegal. Esses crimes não podem ficar impunes.
#Fantastico.Mais bandidos que deveriam ser presos imediatamente pelo genocidio do glorioso povo indígena YANOMAMI: Moro,Salles,Damares e todos o militares q se omitiram p/seguir o Fascinora Bolsonaro e dar cobertura ao garimpo ilegal c/seu mercúrio,malária e destruição de rios.