Que a Câmara Alta esteja a altura do seu papel

0
96

O que é um “jabuti” na linguagem política? É a inclusão de emendas absurdas em um projeto de lei ou MP, que esteja para ser votado (a) no parlamento. Pois o Centrão, liderado pelo presidente da Câmara Federal Arthur Lira, enfiou alguns jabutis na Medida Provisória 1.150/22, que tratava da prorrogação do prazo para proprietários de imóveis rurais fazerem adesão ao PRA (Programa de Regularização Ambiental).

Entre os “jabutis”, estão os que desidratam o  Ministério do Meio Ambiente, hoje ocupado pela respeitável Marina Silva e o Ministério dos Povos Originários, cuja pasta Lula entregou à índia Guajajara. Com essas duas pastas desmilinguidas, o Governo ficaria de mãos atadas para combater o desmatamento e o garimpo ilegal, não apenas no bioma amazônico mas também na Mata Atlântica, que já vem há tempo enfrentando um processo criminoso de devastação.

O que se espera agora é que o Senado, cumprindo o papel de câmara revisora , retire os “jabutis” colocados na MP em questão, porque pelo jeito, a boiada que o ex-ministro Ricardo Sales disse que colocaria para destruir os mecanismos de proteção da flora e da fauna brasileiras , não conseguiu passar ainda, mas força a porteira do curral. Lula promete vetar o projeto de lei oriundo  da Medida Provisória editada no ano eleitoral de 2022 pelo então presidente Bolsonaro, caso o Senado decida não mexer nos “jabutis” advindos da Câmara.  E o país espera, então, que a Câmara Alta cumpra o seu papel constitucional de conter o ímpeto criminoso da bancada majoritária da Câmara Baixa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui