Tudo como antes no Quartel de Abrantes

0
54

O presidente Lula vai ser elogiado e ao mesmo tempo, apanhar muito durante a tramitação do projeto de isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais por mês. A isenção beneficia principalmente a classe trabalhadora, assalariados que de maneira incompreensível, acabam no fim das contas, pagando mais imposto do que qualquer potentado que ganha acima de 600 mil reais por ano.

 Vai ter ranger de dentes no andar de cima e os deputados e senadores que votarão o projeto ficarão mordendo e assoprando, tanto  embaixo, quanto no meio e no topo da pirâmide social. A propósito, tem uma um interessante artigo do Elio Gaspari na Folha de São Paulo sobre o comportamento da elite política brasileira no século 19 no tocante a escravidão e o que vai acontecer agora com o projeto  da isenção do IR , na classe social equivalente a dos escravocratas.

Gaspari relata que certa feita um curioso pediu ajuda ao historiador Manolo Florentino , para achar uma declaração de um político ilustre em defesa da escravidão nos anos 70 do século 19. O historiador respondeu:

— Você não vai achar. Naqueles anos, ninguém mais defendia a escravidão. Todo mundo era a favor, desde que… Desde isso, desde aquilo, para retardar a libertação dos escravos.

Gaspari arremata: “No século 21, todo mundo é a favor da isenção do andar de baixo. A porca torce o rabo quando se discute a taxação do andar de cima. Nada há de novo sob o céu de anil”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui