Pelas redes sociais, principalmente grupos de WhatsApp, empresários da região estariam fomentando boicotes a colegas que não aderiram de corpo e alma ao bolsonarismo no segundo turno. Há casos até de proprietários de cachorro quente sendo ameaçados. Um amigo de Mandaguaçu me ligou dizendo que na vizinha cidade nem pipoqueiro escapa da perseguição.
Tudo isso é resquício do clima de ódio que predominou na disputa eleitoral mais renhida da história da república, desde Deodoro. E tudo se agrava quando você vê figuras como o ex-campeão mundial de Fórmula-1, Nelson Piquet, pregando a morte do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva.
Claro que essa onda de ódio que começou na verdade em 2018 vai se dissipar, porque a força da sensatez e da racionalidade é mais poderosa. Mas é preciso que a sociedade brasileira dê um basta nisso. Caso contrário, manifestações como aquela de cunho nazista que se viu em Santa Catarina e que foi rechaçada de pronto pela comunidade judaica , poderão encontrar espaço para avançar. O Brasil não pode servir de ninho para galar o ovo da serpente.
A perseguição vem principalmente dos bolsonaristas demoníacos seguidores da seita pentecostais de Satanás, eles como cachorros loucos estão babando de ódio.
Acho que povos bárbaros reencarnaram nessa gentalha.
De um lado há extremistas bolsonaristas boicotando de forma criminosa trabalhadores e empregadores (que eles dizem tanto defender contra a “narrativa” que tenta os demonizar), usando a mesma prática que os nazistas usaram contra os judeus. Já do outro tem uma frente ampla democrática, que não inclui só pessoas petistas, mas que votaram no Lula contra o Autoritarismo, e que estão tentando se defender legalmente desse crime em massa.
Não existe retaliação pelo lado de Lula. Lutamos por democracia e respeitamos as diferenças. O ódio vem dos bolsomitas. Investiram bilhões em fakes e calúnias e se ferraram. O ódio multiplicou ao quadrado ao ver seu ídolo amuado e fazendo …doce.
Meu caro Messias, boa parte de nossa população sempre foi assim. Racista, xenófobo, elitista. Tem uma parte do Brasil que se julga “ariana européia”. O que acontecia é que os ratos ficavam no esgoto, envergonhados. Depois que alguém que encarnava todas essas características reprováveis chegou ao poder e trouxe esse grupo com ele, tudo eclodiu. Agora será difícil reconquistar o mínimo de civilidade.
Meu caro, boa parte de nossa população sempre foi assim. Racista, xenófobo, elitista. Tem uma parte do Brasil que se julga “ariana européia”. O que acontecia é que os ratos ficavam no esgoto, envergonhados. Depois que alguém que encarnava todas essas características reprováveis chegou ao poder e trouxe esse grupo com ele, tudo eclodiu. Agora será difícil reconquistar o mínimo de civilidade.