Londrina e Maringá são rivais históricos no futebol. Era uma rivalidade saudável e que fazia das duas cidades dois grandes polos futebolísticos do Sul do país. Mas o futebol do interior perdeu o visgo e até o encanto. Hoje essa rivalidade não existe, a não ser na memória dos saudosistas, que chegavam a sair na mão em clássicos do café no Wilie Davids ou no Vitorino Gonçalves Dias. Galo e Tubarão faziam grandes jogos e as torcidas, grandes espetáculos, às vezes, infelizmente, regados à violência.
Mas isso é passado. Hoje, as duas metrópoles rivalizam em outros setores, como agora na economia, quando Londrina se gaba de ser o 47º maior PIB municipal do país e Maringá o 52º, conforme dados do IBGE. Mas há um detalhe que faz o maringaense estufar um pouco mais o peito: em 2022 o Produto Interno Bruto de Maringá cresceu mais do que o de Londrina – 4% contra 1%.
Obs (pertinente e necessária) :
A foto, que foi capa da quinta edição da POIS É, mostra Garoto, o grande ídolo do Grêmio Esportivo Maringá no início dos anos 60 e o goleiro Zeferino, ídolo do Londrina na mesma época. A elaboração dessa foto histórica envolveu todo um trabalho de logística, comandado por mim e pelo Antônio Moscardi. Primeiro, viabilizamos o encontro em Maringá do Zeferino e do Zé Garoto e depois precisamos da autorização do então prefeito Said Ferreira para acender os refletores do WD, só para o clic.