A Rede Globo está há mais de um ano fazendo uma “limpa” em seus quadros de funcionários. Começou pelas novelas, demitindo diretores e atores consagrados. Este ano chegou ao departamento de jornalismo, botando repórteres , narradores e apresentadores consagrados no olho da rua.
O que está acontecendo? A emissora diz que é um enxugamento necessário, devido à situação financeira da rede, que está passando por momentos de transformação. Tem a ver, certamente, com o espaço que a TV aberta vem perdendo para a era streaming e da TV por assinatura? É possível que sim. Mas tem a ver principalmente com a queda de qualidade de seus conteúdos, principalmente jornalísticos, cada vez menos comprometidos com a informação.
Nessa esteira da perda de audiência e de receitas, a Rede Massa, do barulhento Ratinho, começa uma onda de demissões no Paraná. A afiliada do SBT, acaba de demitir 15 profissionais do seu setor de jornalismo e anuncia que vem mais cortes por aí. Antigamente, a esse tipo de corte era dado o nome de facão.
SBT e Record do Paraná vão a falência pois a programação nacional é muito ruim.