Distorção

2
153

Estão distorcendo a portaria do Ministério do Trabalho sobre o funcionamento do comércio varejista aos domingos e feriados. Falam em proibição, mas na verdade a portaria apenas remete a questão aos municípios e a convenções coletivas celebradas por sindicatos de empregados e de patrões. Simples assim.

A propósito o leitor Irineu, lembra que “a portaria não muda o trabalho aos domingos, que continuará a ser exercido de acordo com a lei. Hoje o homem pode trabalhar dois domingos e folgar um, já a mulher trabalha um e folga o seguinte. Essa portaria fortalece bastante as convenções coletivas, que são o instrumento mais adequado para garantir os direitos e os benefícios dos trabalhadores do comércio. Abrir aos domingos e feriados não gera nenhum emprego, nem gera nenhum desemprego. A única coisa que altera é que o sindicato pode negociar um benefício maior para o trabalhador. Então, o que ele tem além de um outro dia de folga é uma remuneração, um benefício por você estar trabalhando esse dia. É isso”.

2 COMENTÁRIOS

  1. Já era esperado fake news deste povo bolsonarista miliciano, pentecostal, eles mentem descaradamente e o diabo é o pai da mentira, estão falando que vai fechar igrejas, hospitais, tanta mentira, esta MP como você mesmo disse era para deixar de ser uma Lei nacional de cima para baixo será regulada para as convenções para cada município, respeitando suas características e necessidades.

  2. A portaria do MTE não muda o trabalho aos domingos, que continuará a ser exercido de acordo com a lei. Hoje o homem pode trabalhar dois domingos e folgar um, já a mulher trabalha um e folga o seguinte.
    Essa portaria fortalece bastante as convenções coletivas, que são o instrumento mais adequado para garantir os direitos e os benefícios dos trabalhadores do comércio.
    Abrir aos domingos e feriados não gera nenhum emprego, nem gera nenhum desemprego. A única coisa que altera é que o sindicato pode negociar um benefício maior para o trabalhador. Então, o que ele tem além de um outro dia de folga é uma remuneração, um benefício por você estar trabalhando esse dia. É isso.
    Dizer que gera desemprego é aquele tipo de argumento que a gente costuma ver como aconteceu no caso da reforma Trabalhista de que geraria emprego, mas é só para diminuir o benefício que o trabalhador tem. É só para precarizar ainda mais o trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui