O que justificaria um alagamento na região central de Maringá como o regitsrdado na tarde dessa quinta-feira? Talvez nem os 40mm que seria normal chover em um dia e caiu em apenas uma hora. O que aconteceu, por exemplo, no Mercadão, deve servir de alerta para que a Prefeitura faça uma checagem geral das condições das bocas de lobo. Como toda água da chuva que cai no centro escore das galerias pluviais para o Túnel Liner, é bem provável que há muito bueiro obstruído pelo lixo que as pessoas jogam a todo momento nessas válvulas de escape.
Dia desses eu passava por uma avenida do Novo Centro e uma senhora de idade estava retirando de uma boca de lobo uma marmita de isopor e uma garrafa pete. Parei para ajudar e ouvir o desabafo daquela zelosa senhora: “Quem faz um negócio desse é criminoso, você não acha?”. Respondi: “acho, mas o problema da falta de conscientização é uma questão cultural , que pode ser minimizado com campanhas educativas, coisa que não temos visto por aqui”.
Perfeito, disse tudo Messias.
Nunca vi a prefeitura limpar bueiros, estão todos entupidos.
Messias, esta praça foi inaugurada na gestão do João Ivo e o Valdécio era o secretário do SAOP, tenha grama plantada em grande quantidade, a grama auxilia como um controlador de escorrimento superficial, pois forma uma área que permite a infiltração da água, facilitando a drenagem das águas e evitando enxurradas.
Acontece que com a construção do Mercadão Municipal na gestão do Silvio Barros foi instalado o Mercadão Municipal e muitos bares foram instalados ali, colocaram mesas e retiraram a grama e colocarão cimento, e ai deu nisto, não tem para onde a água da chuva ir, aliado aos bueiros entupidos deu nisto.