Acredite se quiser, mas o tal partido Novo, que de novo não tem absolutamente nada, está acionando os ministros Lewandowski e Paulo Pimenta na Justiça pela abertura de inquérito para apurar notícias falsas sobre a tragédia do Rio Grande do Sul. Ficam as perguntas: Prática de delinquência virou liberdade de expressão? Disseminação de mentiras é apenas uma questão semântica?
O inquérito para apurar a disseminação de notícias falsas foi aberto pelo ministro da Justiça a pedido do ministro das comunicações sociais e elenca 12 contas no Instagram, no Tik Tok e no X (antigo Twitter). Através dessas contas, potencializaram absurdos como aquela matéria criminosa do SBT, de que o governo federal estaria barrando caminhões que chegam ao Rio Grande do Sul com donativos. Entre os que assinam a petição está o ex-procurador da Lava Jato e deputado federal cassado Deltan Dallagnol.
Aliás, Dallagnol está nos EUA com uma comitiva de parlamentares ultradireitistas falando mal do Brasil e detonando a democracia brasileira para os trampistas. O alvo principal é o ministro Alexandre de Moraes, que por defender a Constituição, que é o seu papel, está sendo execrado pelos perdigueiros bolsonaristas. Mas andaram passando muita vergonha na Câmara dos Deputados americana, onde foram humilhados por parlamentares democratas. Ou seja, foram buscar lã e vão voltar tosquiados.