O bugalho vira alho na potencialização da mentira

3
273

A tática de insistir em uma mentira para que ela vire verdade, hoje tão potencializada pela direita,  não é nova. Vem lá do nazismo, do ministro da propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, como todos sabem, de tanto que isso foi repetido. O que mais me impressiona é perceber como a direita brasileira copia e cola, sem tirar ou acrescentar uma vírgula, o estilo Donald Trump de mentir. Há no portal UOL de hoje um artigo interessante do correspondente internacional Jamil Chade, que por curiosidade jornalística mergulhou na campanha do republicano, principalmente a partir do absurdo que ele disse no debate com Kamala Harris , de que  imigrantes estariam comendo animais de estimação de americanos.

 Essa foi apenas uma entre as dezenas , centenas de mentiras que Trump vem lançando nesta campanha, algo muito parecido com o que começou a acontecer na política brasileira em 2018, quando inventaram o kit gay e uma tal mamadeira de piroca, atribuídos à campanha do Haddad, então adversário de Jair Bolsonaro. As mentiras são as fontes que alimentam a realidade paralela, tão danosa ao processo político e à democracia brasileira.

Foi a partir delas que o Brasil começou a desacreditar da vacina durante a pandemia de Covid e a colocar dúvida na cabeça do eleitor sobre a inviolabilidade das urnas eletrônicas, como forma de desacreditar em qualquer resultado que não fosse a vitória de Bolsonaro em 2022. O artigo de Chade é um sinal de alerta para o povo brasileiro, que bombardeado por informações mentirosas nas redes sociais, continua com dificuldade de distinguir alhos de bugalho na hora de votar.

3 COMENTÁRIOS

  1. Esse e o perfil dos políticos da extrema direita para realizar seus objetivos não preocupam com a população, não se preocupam que isso pode causar milhões de mortes como ocorreu com a Fake News contra a vacina.

  2. Aqui no Brasil não foi diferente era mamadeira de piroca, fechar as igrejas, perseguir os “cristãos”, liberar o aborto nas UPAS, aprovar a liberação da maconha e por ai vai.

  3. Curitiba está prestes a eleger a rainha do fake news do Paraná e o Trump está liderando as pesquisas depois que espalhou um monte de fake news, o gado gosta de ser enganado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui