O chinelo ideológico

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Lá se vão 20 e tantos anos que a Caixa Econômica inovou na propaganda, colocando um ator na fila da poupança. Quando a câmara se aproxima , ele diz a frase que deu margem a muitas interpretações: “Eu poupo na Caixa pra não morrer pé de chinelo”. No pé esquerdo , o sapato e no direito, de meia, um chinelo, justamente havaiana. Não sei qual era a agência mas certamente não é a mesma que agora fala das sandálias famosas, num comercial  que tanto ofende a extrema-direita. Fosse outro ator ou atriz, talvez a reação não seria essa, enfurecida. Afinal, Fernanda Torres foi a estrela do filme “Ainda Estou Aqui”, que ganhou um Oscar, o primeiro da história do cinema brasileiro. A associação da imagem dela representando Eunice Paiva, mulher do deputado assassinado pela Ditadura Militar, Rubens Paiva, foi imediata. E não só reacendeu a paranoia anticomunista, como lançou sobre os ares de Brasília uma baita cortina de fumaça, para proteger os deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy, pilhados em montanhas de dinheiro, quase meio milhão no caso do pastor malafaiento.

2 COMENTÁRIOS

  1. O texto é perfeito, discurso aristotélico afinadíssimo! Constelação semântica irretocável! E a peça, para muito além de colocar as Havaianas no centro das atenções é uma arapuca perfeita para desmascarar a burrice e a perversidade de uma certa extrema direita brasileira, esse comercial revela o quanto os membros da extrema direita alinhados a uma extrema direita burra e maldosa são pérfidos e manipuladores, repare meu cara Jornalista Messias Mendes que o texto é uma exaltação a diversidade, ele parte de uma paradigma, de uma frase “entrar com o pé direito” que é uma ideia que mora no inconsciente coletivo há muito tempo, para a partir disso construir a ideia que é preciso caminhar pela vida com os dois pés! Esse é um recurso narrativo muito comum na propaganda, ela diz que não quer que você entre com o pé direito, ela quer que você entre com os dois pés, direita e esquerda, diversidade, mas a ideia de diversidade é algo que a extrema direita brasileira não aceita, maravilhoso o comercial das Havaianas e maravilhosa a interpretação da nossa Fernanda Torres e isso prova o quanto a extrema direita brasileira é ultrapassada e medieval.

  2. O gado já estava ressentido pela militância pessoal da atriz, além da atuação no filme que levou o oscar, com história expondo as atrocidades da ditadura, aí some-se a isso tudo, a frase da propaganda com o termo “direita” que logo dispara o gatilho, acionando o tico e o teco deles… e com a limitação cognitiva deles em interpretar um texto simples, acabou por ocasionar o efeito cascata do ódi0, suficiente para enfurecer a manada e lembrando que o gado lutou contra a galinha pintadinha também.

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