Deltan Dallagnol desistiu de disputar a eleição para prefeito da capital paranaense. Nada modesto, o deputado cassado diz que tem uma missão transformadora para o Brasil. Há quem o chame de Antônio Conselheiro da República de Curitiba. Eu particularmente não acho essa comparação de bom tom. Sinceridade, o fundador do Arraial do Belo Monte, mais conhecido como Canudos, não merece essa desonra.
Era sim, uma casca de banana
Tardiamente, mas o presidente Lula deve ter se dado conta de que sua assessoria o colocou numa roubada, indo a uma manifestação do dia do trabalho que até o Tiririca percebeu que seria um fisco. Alguns colunistas políticos classificaram o evento como uma casca de banana que Lula pisou, mesmo sabendo que macaco velho não mete a mão e cumbuca. Flopar é coisa de Bolsonaro, Lula flopou no dia do trabalho e para piorar a espiral do desgaste, pediu votos para Guilherme Boulos, o que se configura crime eleitoral. Mas, convenhamos, se é apanhando que se aprende a apanhar, Lula já apanhou o suficiente nessa sua longa e vitoriosa carreira política. Masoquismo não faz parte do seu perfil, portanto.

Com o “laranjal” podemos passar de 15
A oficialização de candidaturas vai de 20 de julho a 5 de agosto, mas faltando quase três meses para o início das convenções partidárias, Maringá já vislumbra um quadro de pelo menos 8 pré-candidatos a prefeito. Se computarmos os eternamente concorrentes, caso de Dr. Batista e Wilson Quinteiro, vamos chegar a 10, podendo passar dos 15 se considerarmos o “laranjal” que faz parte da nossa cultura cítrica. Por enquanto, temos esses concorrentes, já em campanha:
- Cláudia Bocchi (Democracia Cristã)
- Delegado Jacovós (PL)
- Do Carmo (União Brasil)
- Edson Ribeiro Scabora (PSD)
- Evandro Oliveira (PSDB)
- Homero Marchese (Novo)
- Humberto Henrique (PT)
- Silvio Barros (PP)
Oxenti, que diabo é isso?
Conservadorismo é a rejeição do novo, da modernidade. Ou seja, é a síntese do atraso. Quando vejo dirigentes partidários e pré-candidatos estufando o peito para se dizer conservadores, me pego a pensar: “O que estes sujeitos têm na cabeça? Nada, no fundo eles nem sabem que diabo vem a ser conservadorismo”.
Quem disse que boi não voa?
Morro e não vejo tudo. Até segunda-feira o assunto era tratado como brincadeira, coisa de folclore político. Requião está preparando sua campanha para prefeito de Curitiba e articula um casamento com o tucanato. Fernanda, mulher de Beto Richa, seria sua vice. Lembrando a briga encarniçada de passado recente entre os dois ex-governadores, fica difícil imaginar uma chapa Requião-Fernanda. Mas o encontro entre Roberto e Beto houve mesmo, de acordo com nota postada pelo bem informado Esmael Morais. Bem, Morais lembra que apesar das desavenças, Roberto Requião e Beto Richa chegaram até a dividir um sanduiche de mortadela em 2022. Considerando que Requião e José Richa, o pai de Beto, militaram juntos no “MDB velho de guerra” , essa tabelinha de agora não tem nada de inverossímil.
É como dizia o astuto jornalista Sebastião Nery: em política nada é impossível, até boi pode voar. Com perdão do trocadilho infame: os argentinos estão cansados de ver “Boi nos aires”.
Coisas da política
Wilson Quinteiro, que de acordo com especulações, estaria praticamente definido como candidato a vice na chapa encabeçada por Silvio Barros II, gravou depoimento em vídeo, que circula nas redes sociais, desmentindo tal composição. Ele afirma que é pré-candidato, mas a prefeito, pelo PL. Só lembrando: Quinteiro disputou algumas eleições majoritárias e proporcionais pelo PSB de Maringá. Mas, depois de tantos anos, abandonou um partido tido como de centro-esquerda para ingressar na ultradireita. Será que Aldo Rebelo explicaria tamanha guinada?

O coveiro que se cuide
De acordo com o cientista político Christian Lynch, não existe bolsonarista moderado, como a mídia corporativa tenta qualificar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Isso pela simples razão de que “ bolsonarista algum está aberto a conversa nenhuma”.
Concordo: dizer que existe um bolsonarista moderado é achar que um dia houve um nazista ou um fascista moderado. Se houvesse, não sobreviveria, seria engolido pela lógica perversa da incivilidade. O que Tarcísio faz é se fingir de morto para “traçar” o coveiro.
Esse é o cara !!!
Esse é um parlamentar que enche a boca para chamar Lula de ladrão. Esse é o mesmo deputado que enche a boca para pregar o moralismo e a moralidade na Assembleia Legislativa do Paraná. O que será que houve que o deputado Ricardo Arruda (PL) se tornou alvo de investigação do Ministério Público por lavagem de dinheiro e rachadinha? Pode me dizer, amigo Prodamor de Mariá e Marimé?
Perguntas que não querem calar
O Brasil tem hoje uma pá de partidos políticos, cujos nomes não guardam qualquer relação com suas realidades. Por exemplo: o que há de progressista no PP? E de liberal no PL? O União Brasil une o que? E o que há de novo no Novo?
“Tarso formicida”
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é o novo xodó da direita brasileira. Está sendo chamado de “bolsonarista moderado”. De fato, moderação ali é mato. Com seu aval, a PM paulista vem matando mais do que formicida tatu.