Fechadas as urnas e proclamados os resultados, não desastrosos mas pouco animadores para o campo progressista brasileiro, os assim chamados ícones da esquerda, ainda com sobrevida, haverão de sentar e refletir: “ Onde foi que nós erramos? “. O debate passa, necessariamente, pela autocrítica, que esbarra na constatação de que o discurso envelheceu e os estrategistas de campanha pararam no tempo. Vamos pegar o exemplo do PT, porque é a referência partidária maior que ainda temos. Lembro-me bem do “pega” da militância em eleições majoritárias não muito distantes.
Claro que o momento é outro, mas o contato pessoal com o eleitor é e será sempre insubstituível. Vamos combinar que na era digital, em que as redes sociais tiraram o protagonismo inclusive da televisão, as campanhas petistas sumiram das ruas, se confinaram em gabinetes e em discussões internas estéreis. Nessas eleições o PT fez como a moça feia de A Banda do grande Chico Buarque, que “ debruçou na janela, pensando que a banda tocava pra ela”.
A aguerrida militância petista ficou no passado muito distante, ouvi muitos militantes petistas dizerem que estão sem tesão para ir as ruas, para colocar adesivos nos carros, para discutir política e que apenas votam no PT, é preciso uma renovação urgente pois os atuais dirigentes estão saturados, o PT do Paraná por exemplo tem nomes como Ana Júlia, Renato Freitas, Carol Dartora e outros que estão cheios de gás para alavancar o PT.
Em Maringá nestas eleições surgiu uma menina de grande futuro político, ela vai longe, trata-se da jovem Advogada Palomara Silva, o PT local tem que investir nela, porém informa o Jornalista Angelo Rigon que o Enio Verri já está consolidando apoio em várias cidades para a candidatura do seu Irmão Mario Verri para deputado estadual, escreve ai Messias, ela vai mudar de partido, já não chega a família Barros, pelo amor de Deus.
Palomara é uma pessoa admirável, brilhante e é o futuro do PT de Maringá.
Esses dias encontrei o João Carlos Passari o popular João da caixa de Astorga, Petista histórico, está também desanimado com política mas continua votando no PT e só isso.